A partir das experiências e observações, Piaget propôs que as crianças com as regras, justiça, moral em idades diferentes, assim, destinguindo-se as fases realismo moral (heteronomia moral) e relativismo moral (autónomia moral).
- Realismo moral (heteronomia moral - dos 4/5 aos 8/9 anos) - A criança tende a considerar que, sempre que alguém é punido, este alguém deve ter feito algo de errado, assumindo uma conexão absolouta entre a punição e o erro.
- Relativismo moral (autónomia moral - dos 8/9 anos em diante) - A criança percebe a regra como estabelecidas e mantidas pelo consenso social. Piegat constatou que, por volta dos 10 anos, a criança passa a perceber a regre como o resultado de livre decisão, podendo ser modificada, e como digna de respeito, desde de que mutuamente consetido.
Segundo Lowrence Kohlberg o desenvolvimento moral ocorre de acordo com uma sequência específica de estádios, independente da cultura, subcultura, continente ou país. Assim, o carácter moral, em vez de se definir de acordo com traços fixos, evolui segundo um série de estádios de desenvolvimento que são definidos por três nivéis.
Nível 1: Moralidade Pré-Convencional - as acções visam a satisfação a si mesmo.
Estádio 1: Orientação para punição e obediência (A criança assume um ponto de vista mais egocentrico).
- Preocupação com o próprio;
- Obediência a uma autoridade;
- O medo da punição domina os motivos;
- As acções são julgadas em termo das consequências;
Estádio 2: Individualismo e troca instrumental (Obediência a certas recompensas para os favores serem devolvidos).
- Agir para satisfazer os interesses próprios e necessidades e deixar os outros fazerem o mesmo;
- Só se preocupa com o outro se souber que vai beneficiar de alguma maneira;
- Destingue os seus interesses dos outro;
Estádio 3: Expectativas e relações interpessoais mútuas relacionamento e conformidade interpessoal.
- Orientação para a integração e para agradar os outros;
- Conformindade com os estereótipos sociais.
Estádio 4: Sistema e social consciência, manutenção da lei e da ordem (Conformidade para evitar censura por autoridades legítimas, com a culpa resultante).
- Cumprir os actuais deveres morais com os quais se concordou;
- Contribuir para a sociedade, para o grupo, ou para a instituição;
- Orientação para o respeito da ordem e da autoridade e para o que a sociedade espera de nós.
Nível 3: Moralidade Pós-Convencional - Só alguns adultos, a minoria dos adultos - Baseado nos princípios morais.
Estádio 5: Contrato social ou direitos individuais democraticamente aceites (Respeitar leis da terra ou bem estar comunitário).
- Compreenção da reciprocidade;
- Respeito pelos contratos entre as pessoas e entre as instituições;
- Interesse genuíno pelo bem estar dos outros e pelo bem coletivo;
- Conciência do maior bem para o maior número (coletividade e democracia).
Estádio 6: Princípios éticos universais (Não necessáriamente escrito) - Baseado em principios morais.
- Princípios éticos eternos e universais;
- Justiça e dignidade humana;
- Os princípios universais estão acima da lei.
Sem comentários:
Enviar um comentário