"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas." Jean Piaget

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Segredo das Crianças Selvagens

        Um tema bastante polémico e raro. Que relata a história de duas crianças consideradas selvagens (Genie e Victor) que viveram durante anos isolados da sociedade de formas distintas. Ambos não obtiveram qualquer tipo de educação, não eram civilizados, quase incapazes de falar e andar.
No entanto, em 08 de Janeiro de 1800, Victor foi encontrado por cidadãos de uma aldeia no sul da França, acredita-se q viveu sua infância nua e sozinho na floresta, estima-se que ele tinha doze anos de idade. Logo a notícia espalhou-se e o menino foi levado para exames e documentação.
Genie foi vítima de um dos casos mais graves de isolamento, passou quase treze anos de sua vida trancada num quarto amarrada a uma cadeira de potty, usando fraldas, aonde era torturada ao emitir algum barulho. Ela foi descoberta pelas autoridades de Los Angeles em 04 de Novembro de 1970.
O caso de Genie e Victor atraiu estudiosos como: médicos, psicólogos, biólogos que estavam interessados em descobrir se ainda poderiam aprender a falar e/ou expressar algum tipo de emoção/sentimento. Será que eles aprenderiam a se comunicar em uma fase tão tardia? Assim, descobriram a oportunidade de explorar a capacidade humana para a linguagem. Na época, alguns linguistas, liderada por Noam Chomsky, do MIT, acredita que a fala é uma habilidade humana geneticamente programada. Já Linnenberg, Neuropsicólogo, acrescentou que se uma pessoa não aprende a falar na adolescência, a capacidade de aprender a língua pode ser perdida para sempre. Esta teoria foi a chamada "hipótese de período crítico."
No decorrer da experiência proibida Victor teve um progresso gradual, compreendeu o significado das acções e uso, mas nunca aprendeu a falar realmente. Itard proclamou que ele era surdo-mudo. Já Genie aprendeu a vocalizar e expressar-se através de linguagem gestual, foram feitas tentativas para ajuda-la a falar e socializar. Seu comportamento mudou consideravelmente, ela tornou-se mais sociável com os adultos. E desenvolveu notável capacidade de comunicação não-verbal, aprendeu a linguagem dos sinais, sorrir e quando não conseguia expressar através da língua, tentava comunicar-se através de imagens de desenhos.
Assim, como o caso Victor, os estudos de linguagem com Genie terminaram, foi um ano marcante para a menina. No qual passou por vários traumas, punições, mudanças por lares adoptivos… Esta mudança foi tão traumática, que ela voltara ao seu silêncio e ganhou um novo medo de abrir a boca. Em última instância, os responsáveis por Genie foram criticados por combinar a pesquisa com o seu tratamento.
O que leva uma criança a ser selvagem? Será a incapacidade afectiva dos adultos? Que tratam as mesmas como bichos, sem amor, carinho, educação.
*********************************************************************
*********************************************************************

Sem comentários:

Enviar um comentário